Cirurgia de aumento de mama: como é realizada, quais são os implantes utilizados

O aumento dos seios é um procedimento estético que permite à mulher atingir o tamanho desejado dos seios. Você pode obter um aumento em um tamanho não operacional - com exercícios, cremes, uso de roupas íntimas corretivas e assim por diante. Mas esses métodos não ajudam a todos, e nem todas as mulheres têm paciência suficiente (os resultados dos métodos populares só aparecem seis meses depois). Para um efeito rápido e para um aumento significativo das glândulas, você terá que entrar na faca de um cirurgião plástico.

marcação para cirurgia de aumento de mama

Cirurgia de aumento de mama

Mamoplastia é o nome de uma operação relacionada ao campo da cirurgia reconstrutiva e estética. O aumento do busto é realizado de acordo com as indicações:

  • Estética - quando não há desvios nas proporções e no formato das mamas, mas a mulher vivencia desconforto psicológico desde o busto.
  • Médica - quando a mama está total ou parcialmente ausente (após cirurgia ou lesão), malformada (por exemplo, existe uma desproporção).

O aumento das mamas é realizado através da instalação de implantes ou introdução de células de gordura. O segundo método é novo (foi realizado pela primeira vez em 2004 em Tóquio) e é usado apenas em algumas clínicas no mundo. O primeiro tipo de cirurgia é onipresente - em cada grande cidade existem dezenas de instituições que oferecem artroplastia de mama. O procedimento pode ser realizado com uma elevação simultânea da mama para moldar a mama.

As táticas da operação são compiladas individualmente para cada paciente. O tipo de incisão (sob a mama ou pela axila), a opção de colocação do biomaterial (sob o músculo, tecido glandular, misto), bem como a forma do implante são determinados pelas características:

  • desenvolvimento dos músculos peitorais maiores;
  • a presença ou ausência de mastoptose (rebaixamento adquirido das glândulas mamárias);
  • espessura e elasticidade da pele e tecido subcutâneo;
  • a presença de deformação do esterno e costelas.
consulta com um especialista antes do aumento dos seios

Mulheres submetidas a mamoplastia devem ser preparadas para aumento temporário dos seios. Depois de alguns anos, os implantes se desgastam (tornam-se menos elásticos), o tamanho das glândulas mamárias diminui novamente e a forma é perdida. A reoperação é feita aproximadamente a cada 7 a 10 anos (a data de validade exata depende do material).

Escolha de implantes

Os implantes diferem no tipo de obturação. Os seguintes materiais são usados na mamoplastia:

Fluido de silicone

É semelhante em consistência ao óleo vegetal. Permite atingir um aumento significativo (até 4 tamanhos e mais), mas corrige mal a forma, é necessário um aperto adicional. A principal desvantagem é que o conteúdo muda facilmente de posição no busto, o que faz com que as glândulas mamárias pareçam diferentes. Seios de silicone parecem os menos naturais.

implantes de silicone para aumento de mama

Gel coesivo

Este material é mais duro do que o silicone e tem a sensação de gelatina. Seios com esse tipo de implante parecem mais naturais, há menos risco de perder sua forma. Excluem-se os casos de quebra de casca e vazamento de conteúdo. Menos - em uma vida útil curta (terá que ser trocado a cada 5-7 anos) e severidade relativa (razão pela qual não é recomendado aumentar em mais de 2 tamanhos).

implantes de gel coesivo para aumento de mama

Gel altamente coeso

Material com consistência de marmelada. É considerado o mais seguro para implantes mamários. Proporciona um formato natural dos seios. Menos - em alta "memória de forma" - com exposição prolongada à glândula mamária (por exemplo, com adormecimento constante com o estômago para baixo), uma deformação persistente é formada que não pode ser corrigida.

Solução salina de água

O material mais desatualizado e não confiável. O risco de complicações é muito alto. Já após 8 meses da operação, os sais cristalizam e podem perfurar a casca do implante. A solução salina continua sendo utilizada na cirurgia estética devido ao seu baixo custo.

Implantes redondos ou em forma de gota serão oferecidos para as mulheres escolherem. Eles diferem na forma. A segunda variedade é considerada anatomicamente correta.

implantes redondos e em forma de gota para aumento dos seios

Os implantes redondos são recomendados para pequenas correções (para 1 aumento de tamanho), mais adequados para a correção da forma (por exemplo, após o parto ou após a alimentação). Se usado para criar um busto significativo, ele acabará parecendo pouco natural (as glândulas mamárias ficarão muito salientes).

Os implantes em forma de gota têm formato assimétrico - a borda superior é mais fina, mais espessa em direção à parte inferior. Sua aparência é o mais próxima possível do seio feminino natural. Uma desvantagem relativa é a sua textura densa (necessária para manter a forma), por isso, ao sentir, pode adivinhar que o busto é artificial.

Preparação e execução da operação

A mamoplastia é feita apenas para mulheres absolutamente saudáveis. Por 5-10 dias, o paciente deve ser submetido a um exame médico completo para excluir contra-indicações. Obrigatórios são:

  • exames laboratoriais (sangue para coagulação, exames gerais e bioquímicos para infecções e inflamações);
  • ECG;
  • fluorografia;
  • Ultra-som mamário;
  • exame por um terapeuta, mamologista, ginecologista.

A operação para aumentar o tamanho da mama é cancelada em caso de mastopatia e outras doenças das glândulas mamárias, doenças infecciosas de qualquer gênese, quaisquer neoplasias não tratadas, distúrbios da coagulação do sangue. A idade limite é 18 anos - a mamoplastia não pode ser feita mais cedo devido à formação corporal incompleta. Outra contra-indicação é a lactação incompleta.

Além dos exames de saúde, a preparação para o aumento dos seios inclui não tomar hormônios e medicamentos com salicilatos (14 dias antes da cirurgia). Não fume ou beba bebidas alcoólicas 10 dias antes do procedimento cirúrgico.

A operação ocorre sob anestesia geral. Durante a mamoplastia, toda a superfície da mama e o local da futura dissecção do tecido são tratados com um anti-séptico para evitar que penetre na ferida e espalhe a infecção. A duração do procedimento é de 60 a 130 minutos.

O custo

O aumento dos seios só pode ser feito mediante o pagamento de uma taxa. Os preços são determinados pelos custos de:

  • exame preliminar de especialistas e análises;
  • trabalho direto da equipe cirúrgica;
  • droga anestésica;
  • endopróteses (o preço dos implantes depende do material e do tamanho);
  • internação hospitalar e cuidados pós-operatórios (você deve ficar na clínica por 1-3 dias).

O preço também é influenciado pela qualificação dos médicos. Quanto mais especialistas experientes realizarem a operação, maior será o custo da sutura ou aumento da mama sem sutura.

Possíveis complicações

Antes da operação, é necessário pesar cuidadosamente os prós e os contras, uma vez que a mamoplastia tem uma desvantagem significativa - é um alto risco de consequências negativas do aumento das mamas. Se a operação foi realizada em um paciente com contra-indicações, regras de segurança foram violadas durante a operação ou durante o período de recuperação, então complicações podem ocorrer:

  • hematomas;
  • linforreia (acúmulo de fluido de tecido no tecido subcutâneo de uma ferida suturada);
  • cicatriz queloide (como resultado, uma cicatriz que se projeta acima da pele é formada);
  • infecção infecciosa;
  • ruptura ou deslocamento da endoprótese;
  • formações fibrosas.

Mesmo com a observância das normas, não se exclui o risco de consequência do aumento das mamas como rejeição do implante instalado pelo corpo. A única saída para essa situação é a remoção completa da endoprótese e a eliminação em longo prazo das consequências resultantes.

Reabilitação

Qualquer correção cirúrgica da mama requer uma recuperação a longo prazo. A reabilitação completa protege contra complicações. Na primeira semana, é recomendado ficar na cama (1-3 dias no hospital, o resto do tempo - em casa). A dor nos primeiros dias após a mamoplastia é normal devido à tensão da pele e edema pós-operatório, mas gradualmente enfraquece e desaparece (ao final do 10º dia, os sintomas devem desaparecer definitivamente).

Imediatamente após a operação, a mulher deve tomar antibióticos para prevenir a infecção (o curso é de 5 a 10 dias, dependendo do medicamento prescrito). Um mês ou um mês e meio após a mamoplastia, é necessário usar uma cueca de compressão especial, que fixará o formato correto da mama renovada e acelerará a cicatrização da ferida cirúrgica.

tomar comprimidos após cirurgia de aumento de mama

Uma recomendação importante diz respeito à atividade física. Por 2-3 meses, você não deve levantar pesos de mais de 3 kg, você não deve praticar esportes (incluindo alongamento e corrida). Você pode fazer sexo após 7 a 10 dias (dependendo de como você se sente), mas nas primeiras 8 semanas, use apenas a posição clássica do missionário - de costas.

Foto: antes e depois

Segundo as estatísticas, cerca de 65% das solicitações de serviços de mamoplastia estão associadas à perda da forma das mamas após o parto e a amamentação. Além de um lifting, as mulheres também pedem um aumento de volume (em 1–2 tamanhos).

antes e depois do aumento cirúrgico do peito

Sem indicações médicas, as mulheres recorrem com mais frequência aos cirurgiões para eliminar a falta de corpo, como seios pequenos demais (inclusive os de tamanho zero). Mesmo sem uma foto antes e depois da operação, é claro que essas mulheres precisam da mamoplastia para se livrar das dúvidas. Os tamanhos naturais de busto 2 e 3 são os menos tratados.

fotos antes e depois do aumento cirúrgico dos seios

Segundo as estatísticas, em 2017 foram realizadas mais de 2, 5 milhões de cirurgias de aumento de mama no mundo. Destes, apenas em 11% dos casos foram instalados implantes enormes para aumentar o busto até o tamanho 5 (mais de "seis" pedidos, apenas 5%). O mais comum é o tamanho médio 3 (mais de 71%).

seios antes e depois da cirurgia

O método de aumento de mama mais comum é sem silicone (usando implantes de hélio) através da axila. Se há cinco anos a preferência era por endopróteses arredondadas (cerca de 85%), agora as mulheres preferem a naturalidade e optam por implantes em forma de lágrima.

Métodos não cirúrgicos de aumento

É impossível alcançar um crescimento significativo das glândulas sem cirurgia. Você só pode fortalecer os músculos peitorais, corrigir a postura, adicionar um pouco de tecido adiposo, melhorar a elasticidade da pele - na melhor das hipóteses, isso dará um aumento de 1 tamanho, mas na maioria das vezes simplesmente corrigirá a forma. O principal método de aumento dos seios são exercícios esportivos e cremes. Usar roupas íntimas corretivas permite obter um aperto visual: sutiãs push-up levantam o busto, o que o faz parecer um tamanho maior.

Exercícios

O exercício regular irá fortalecer os músculos - eles irão tonificar e "levantar" as glândulas mamárias. Como resultado, o busto é apertado e adiciona um pouco de volume. A principal desvantagem é que esse processo é muito longo e trabalhoso. Para obter um efeito pronunciado, você precisará de pelo menos 6 a 10 meses de exercícios torácicos diários (20 a 40 minutos cada).

exercícios para aumentar o tamanho dos seios

Os cinco exercícios mais simples que você pode fazer em casa são girar com os braços estendidos, fechar as palmas na frente do peito, puxar os braços para trás, levantar qualquer objeto à sua frente e atrás da cabeça, levantar o peito de uma posição deitada. Adicione oscilações com halteres a este exercício.

Comida

Os cientistas demonstraram que o aumento do consumo de legumes e grãos, bem como de quaisquer alimentos ricos em proteínas, contribui para o crescimento das glândulas mamárias. Mas essa dieta só será útil para meninas durante a puberdade. Com uma figura formada, não será possível induzir o crescimento das mamas com nutrição (com dieta, você só consegue diminuir a quantidade de tecido adiposo, ou seja, diminuir o busto).

Métodos populares

Existem muitas informações na Internet sobre métodos não tradicionais de aumento do volume mamário. Tenha cuidado com os experimentos caseiros, pois muitos deles são perigosos. Por exemplo, muitos fóruns discutem o método popular de aumentar o busto usando pasta de dente. Supostamente, se for misturado com um creme e aplicado todos os dias, devido à irritação do tecido em 1-2 meses, as glândulas mamárias crescerão um tamanho, ou até mais. Isso é um mito, nada além de uma queimadura com esse método não pode ser obtido.

Uma dica ainda mais perigosa é injetar solução salina no tórax com uma seringa. Essas injeções aumentam ligeiramente o busto por 1-2 dias. Mas o custo da beleza temporária serão problemas sérios, como o rápido desenvolvimento de tumores.

De todos os conselhos ridículos à primeira vista, o mais inócuo é um aumento do busto com o poder do pensamento. Claro, não haverá aumento real no volume do treinamento automático. Mas a auto-hipnose torna a mulher mais confiante em si mesma - a senhora endireita os ombros, endireita as costas, o que faz seus seios parecerem maiores visualmente.

Resultados (foto)

De todas as formas não médicas de mudar a aparência do busto, os esportes são os mais eficazes. Mas o resultado será perceptível não antes de seis meses depois (sujeito a treinamento regular).

fotos antes e depois do aumento dos seios com ajuda de esportes

Em segundo lugar está o autotreinamento e a correção postural. Como você pode ver na foto, o tamanho do peito não mudou formalmente, mas devido às costas retas, o abdômen desenhado e os ombros esticados, o busto parece mais atraente.

antes e depois do aumento dos seios corrigindo a postura

Se não for suficiente para uma menina modelar o busto e o efeito visual de um seio tenso, ela não pode ficar sem uma operação. Apenas os implantes podem adicionar vários tamanhos. Mas antes de ir para a mesa cirúrgica, é preciso pesar os prós e os contras - avaliar se a beleza desejada compensa as possíveis complicações pós-operatórias e se a mulher está pronta para trocar endopróteses a cada 5-7 anos.